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Archive for Novembro, 2019

A DECO JOVEM , representada pela Drª Sara,associou-se à nossa escola e , em parceria com o projeto PES, realizou duas sessões sobre “ABRE OS OLHOS, LÊ OS RÓTULOS“. A Drª Filipa Azevedo (nutricionista) contribuiu para um conhecimento mais profundo da literacia alimentar.

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Atividade dinamizada pelo Dr. Humberto Faria do IPDJ aos alunos do secundário.

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Desde 2015 que o dia 18 de novembro é o Dia Europeu da Proteção das Crianças contra a Exploração e o Abuso Sexual, criado por decisão do Conselho de Ministros do Conselho da Europa. A edição de 2019 do Dia Europeu, portanto, concentra-se em ” Capacitar as crianças a parar a violência sexual  .

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 A exploração e o abuso sexual de crianças são ainda uma realidade trágica para as nossas sociedades. Constituem uma violação séria dos direitos das crianças e têm um efeito duradouro e de consequências prejudiciais para a vida inteira.
A designação de um dia específico para a abordagem destes temas tem como objetivos:
 Aumentar a consciência pública acerca da exploração e abuso sexual de crianças e da necessidade de impedir tais atos;
 Facilitar a discussão aberta sobre a proteção das crianças contra a exploração e abuso sexual e ajudar a prevenir e a eliminar a estigmatização das vítimas;
 Promover a ratificação e a aplicação da Convenção de Lanzarote.

Os atos de exploração e de abuso sexual constituem uma grave violação dos direitos das crianças. É importante quebrar o silêncio.

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As crianças são frequentemente mantidas à margem dos assuntos que lhes dizem respeito. Deveriam ser-lhes dados os meios, lugar, oportunidade e apoio para participarem no desenho e implementação das medidas, políticas, programas ou outras iniciativas visando prevenir e combater a exploração e o abuso sexual.
Considerando que 2019 é também o 30º aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança, o Conselho da Europa encoraja a organização de qualquer tipo de atividades que coloque no centro da ação as crianças, os seus contributos e propostas. Todas as iniciativas que estimulem projetos liderados por crianças, a participação das crianças e interações das próprias crianças entre si são bem-vindos, bem como iniciativas entre crianças e decisores políticos, educadores, pais e profissionais que trabalhem na proteção das crianças.

 

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18 de novembro: Dia Internacional para a Memória Transgénero.

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Nos EUA, artista cria asas de borboleta para honrar Dandara, travesti morta no Brasil.

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O trabalho de quatro metros de largura e dez metros de altura foi criado pelo artista brasileiro Rubem Robierb como parte de sua série “Dream Machine”, em homenagem àqueles que “viveram ou morreram lutando por seus sonhos ou pelo sonho de outros”.

“Em homenagem à força e bravura da comunidade trans e GNC, ‘Dandara’ traz uma mensagem e um significado importante”, disse Robierb, casado com Sam Champion desde 2012, falando à ABC. “Senti que Nova York era um ótimo lugar para expor esta ideia em escala pública.”

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A boa alimentação

            Numa boa alimentação precisamos de um excelente pequeno-almoço, sendo ele muito necessário, pois é com ele que começamos o dia e precisamos de energia para mais uma jornada.

            O pequeno-almoço quase perfeito tem como base uns ovos mexidos, umas papas de aveia como uma banana fatiada e uns pozinhos de canela – e, para os mais gulosos, uma pinga de mel!

            A alimentação saudável não deve ser aplicada só ao pequeno-almoço. Devemos consumir sempre produtos de origem orgânica em todas as refeições e beber, no mínimo, um litro e meio de água por dia.

            Em todas as refeições devemos ter o prato dividido em dois! Uma das partes deve ser composta por vegetais, a outra deve ser dividida de novo em dois, onde ficam os cereais e uma de duas leguminosas, carne ou peixe.

            Devemos variar todos os dias as nossas refeições, de todas as formas e maneiras, de modo a tentar obter uma quantidade correta de macro nutrientes para os nossos músculos e ossos. Todos os nossos órgãos terão um bom funcionamento, de modo a termos uma boa saúde física e mental.

Danilo Rocha, nº 8, 8º E

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Pequeno-Almoço Saudável

Como devem saber, o pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia e, por isso, há que salientar este assunto.

Devemos incluir uma peça de fruta, pois não há nada como uma bela maçã verde fresca pela manhã ou uma pera, uma laranja, uma ameixa, entre muitas outras variedades à escolha. A acompanhar, podemos beber um sumo de laranja natural.

É necessário incluir, ainda, um iogurte bem saudável e saboroso, acompanhado por um pão com manteiga sem sal ou torradas de pão integral. Há quem prefira um copo de leite, adoçado ou não com um pouquinho de mel.

Com um pequeno-almoço assim, nós, jovens, em idade escolar, só podemos ter sucesso!

Liliana Gonçalves, nº 11, 8º E

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A importância da fruta

Num dia de muito sol, um menino chamado João acordou adoentado. Então, a mãe decidiu preparar um pequeno-almoço retemperador e saudável.

Primeiro pegou numa banana, que tem potássio, vitamina D, ferro e cálcio, o que fortalece os ossos. A seguir cortou uma maçã. Esta oferece cálcio, vitamina D e zinco. De seguida, descascou um pêssego, que contém vitamina A, C e B, magnésio, ferro, carbohidratos, cobre e iodo, boas fontes de energia para o organismo. Depois, partiu uma pera, que possui vitaminas B1 e B2, para além de minerais, tais como sódio, potássio, magnésio, ferro, cálcio e silício. Por último, acrescentou uma ameixa que inclui vitaminas C, A e K, fibras, potássio, cobre, ferro, cálcio e magnésio. Esta fruta proporciona saúde muscular, óssea e circulatória.

O João comeu, com apetite, a salada de fruta. Foi-se sentindo muito melhor. A fruta mantém-nos saudáveis, pois se comermos, no mínimo, uma peça de fruta por dia, o nosso corpo fica mais protegido contra doenças.

       Daniel Monteiro, nº 7, 8º E

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