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Archive for Outubro, 2018

“O pequeno-almoço a gosto, um sorriso no rosto” é uma das atividades realizadas no Dia Mundial da Alimentação.

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Na manhã do dia do dia 16 de outubro, os alunos do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Santa Maria Maior comemoraram ”O Dia Mundial da Alimentação”, tomando um pequeno-almoço gratuito no refeitório da escola.
Este evento pretendeu mostrar aos alunos que refeições saudáveis fazem bem às crianças e aos jovens para crescerem de forma saudável. Os alunos tinham à sua disposição variados alimentos, como por exemplo, cereais, sumo, fruta, leite, gelatina, pão com queijo ou fiambre, iogurte…
Esta atividade agradou a todos os alunos uma vez que também foi uma oportunidade de convívio e partilha de saberes acerca dos benefícios de uma alimentação variada.

6ºF, EB 2/3 Frei Bartolomeu dos Mártires

 

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A semana da alimentação na nossa escola não foi esquecida!
Todas as turmas, reconhecendo a importância que têm os alimentos na nossa vida, trabalharam de uma forma empenhada o tema.

Foram realizadas várias atividades à volta do assunto: fez-se um lanche saudável, leram-se histórias, viram-se filmes, confecionaram-se espetadas de fruta, envolvendo as famílias, fez-se uma roda dos alimentos, enfim, deu-se a devida importância à efeméride!
Todos, de uma forma ou de outra, alargaram os seus conhecimentos!

 

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Está a decorrer mais uma edição do Concurso “Palavras de Comer” dinamizado pelas equipas da Saúde e Biblioteca. Participa. Lê o Regulamento.

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Pequeno-almoço a gosto, um sorriso no rosto

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Diga bom dia

O pequeno-almoço é uma das refeições do dia e a mais importante não apenas por ser a primeira após o período de jejum noturno, mas também por ajudar a modular a saciedade. Não tomar o pequeno-almoço é, no fundo, prolongar esse período de jejum e de recurso corporal às reservas energéticas, sendo esse processo menos eficiente do que a obtenção da energia a partir dos alimentos. Isso provoca uma maior sensação de sonolência e fadiga, e a um menor desempenho cognitivo e físico, principalmente no período da manhã. Há ainda quem experimente dores de cabeça, agitação, má disposição geral e mesmo maior irritabilidade.

Assim, as principais razões pelas quais deve tomar o pequeno-almoço são:
o Repor os níveis de energia que gastou durante o sono;
o Estimular o seu metabolismo, aumentando o gasto energético;
o Melhorar o rendimento cognitivo e a concentração;
o Evitar a sensação de fraqueza e cansaço ao final da manhã;
o Controlar o apetite para o almoço;
o Contribuir para uma distribuição alimentar e calórica mais saudável e equilibrada ao longo do dia.
A ingestão do pequeno-almoço melhora bastante os resultados académicos, em especial a concentração e a memória. Escolhas acertadas, pobres em açucares, ajudam não só no controlo de peso como também na estabilização e duração da energia ao longo da manhã e ainda na prevenção do aparecimento de diversas doenças como a diabetes e a obesidade. O pequeno-almoço deve ser rico em nutrientes para começar o dia com energia e vitalidade. Ainda assim, apesar dessa ideia já ser transmitida desde longa data, ainda muitas pessoas se dirigem para o seu local de trabalho sem tomar o pequeno- almoço. O mesmo se passa com crianças e adolescentes. De acordo com dados estatísticos, 1 em cada 5 crianças vão para a escola sem tomar o pequeno-almoço. Muitos apontam a falta de tempo e a falta de apetite matinal como principais motivos para saltar esta refeição, e há ainda quem defenda que não identificam a importância da realização do pequeno-almoço. Muitas pessoas que saltam o pequeno-almoço tendem a sentir maior fome e apetite no decurso da manhã e ao almoço, compensando com a ingestão de maior quantidade de alimentos e/ou com alimentos mais calóricos e pouco ricos a nível nutricional.

O pequeno-almoço, tal como qualquer refeição, deve ser ajustado às necessidades individuais e ter em conta os fatores diferenciadores de cada indivíduo, como a idade, o género, a prática de atividade física, etc. Assim, varie e adeque o seu pequeno-almoço. Faça desta, a refeição mais prazenteira, desejada e satisfatória do seu dia e comece a manhã com ânimo e saúde reforçados!

 

 

 

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By João Rodrigues – nutricionista que colaborou com a equipa PES no ano letivo 2017/18

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Grávidas, crianças e adolescentes
Especial REGRESSO ÀS AULAS: Alguns alimentos que podem e devem fazer parte dos lanches escolares e do pequeno-almoço
20 Setembro, 2018
Recentemente o Dr.João Rodrigues escreveu um post com algumas dicas sobre como preparar os lanches escolares. (consultar: Grávidas, crianças e adolescentes ).

2018/09/especial-regresso-as-aulas-alguns-alimentos-que-podem-e-devem-fazer-parte-dos-lanches-escolares-e-do-pequeno-almoco/

Lanches escolares – A Tarde é Sua (vídeo 1) 23 Setembro, 2018

 

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Diariamente necessitamos dos alimentos porque estes fornecem-nos substâncias muito importantes: os nutrientes. São exemplos de nutrientes: as proteínas, os lípidos, os hidratos de carbono, as fibras, as vitaminas, os minerais e a água.
Os nutrientes são fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo, para a nossa saúde e para a vida.  Cada nutriente tem as suas próprias funções e, na maior parte destas funções, são insubstituíveis. Se a alimentação não for variada, não será fornecida adequadamente a quantidade de nutrientes necessários para que você tenha saúde.

Uma alimentação saudável e equilibrada tem com objetivo, manter nosso organismo em perfeito funcionamento, fortalecer os ossos, construir e reconstruir tecidos musculares, manter e desenvolver a saúde mental, entre outros benefícios. Todos os alimentos são compostos por nutrientes que ajudam nesse processo.

Veja a Pirâmide Alimentar

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