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Archive for Maio, 2013

A equipa PES agradece a colaboração das turmas do 9º ano que, orientados pelas professoras Elisa Azevedo e Rita Maio, fizeram estes belos trabalhos.

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No dia 10 de maio participamos no “4º Encontro com Sabores” que se realizou na Escola da Frei.

No início, ouvimos os Bombos da “Casa dos Rapazes” e, quando estes terminaram, fomos para o polivalente que estava transformado numa enorme e bonita sala de jantar.

Nós não imaginávamos que íamos atuar num palco tão grande e alto e à frente de tantas pessoas, ficamos um pouco nervosos… rapidamente chegou a nossa vez e correu tudo bem.

Depois da nossa atuação iniciou-se o jantar e, na altura de ir buscar a comida, fomos todos juntos (os alunos do 1ºB). Foi fantástico jantar com os meus amigos da escola e com a nossa professora!

Após o jantar, fomos brincar um pouco e explorar a nova escola. Pouco depois, apareceu uma senhora no palco a dizer que havia atividades de Hip-Hop no ginásio e lá fomos nós. Foi superdivertido!

Voltamos para o polivalente e já tínhamos alguns meninos preparados para começarem a sua atuação. Cantaram músicas de Carlos Paião e algumas delas foram acompanhadas pelas suas flautas.

A noite passou a voar e nós adoramos participar!

Beatriz Rodrigues e Eva Almeida, 1ºB

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Chuchu

O chuchu é uma fonte de minerais e fibras que auxiliam na digestão e no funcionamento do intestino. Possui vários nutrientes, como ferro, magnésio, potássio, fósforo, cálcio, vitaminas do complexo B e pequenas quantidades de vitamina C, que beneficiam o sangue, os ossos, a pele e a saúde geral.

Por ser composto por 90% de água, também ajuda na hidratação do organismo e tem apenas 30 calorias em cada 100 gramas.

Como o tomate, o chuchu é um fruto, com sementes internas envolvidas pela parte comestível.

 É recomendado no tratamento da pressão arterial (deve ser cozinhado sem sal).

Pode ser utilizado em uma variedade de receitas como sopas, refogados, tortas, gratinados e saladas.

A melhor época para comprá-lo é de junho a outubro, quando existe em maior quantidade e os preços são mais em conta.

Na hora de escolher o chuchu prefira os mais verdinhos e não os deixe no frigorífico mais de uma semana.

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Chia, porquê?

chia

Ação anti-inflamatória: fornece ómega 3 que tem a propriedade de combater inflamações;

Ação antioxidante: combate a ação dos radicais livres que levam ao envelhecimento precoce e resultam no desenvolvimento de algumas doenças;

Controla os diabetes: graças ao alto teor de fibras ajuda a melhorar a sensibilidade à insulina. As fibras tornam a absorção dos açúcares mais lenta o que ajuda a controlar a quantidade de açucares disponível;

Aliada nas dietas de emagrecimento ou na manutenção do peso ideal: é fonte de fibras solúveis que formam um composto gelatinoso no estômago, tornando a digestão mais lenta e resultando num aumento de saciedade. Favorece uma melhor seleção dos alimentos nas refeições seguintes, bem como redução nas quantidades, uma vez que reduz apetite.

Combate a obstipação: ajuda a saúde intestinal pela quantidade de fibras que fornece;

Controla a pressão arterial: o ómega 3 tem efeito anti-hipertensivo;

Bom alimento para a saúde cerebral: os ácidos gordos são componentes da estrutura das células nervosas, podendo também melhorar a memória, reduzir a ansiedade e depressão;

Ajuda a melhorar a resistência e rendimento de atletas: ajuda na recuperação muscular depois dos treinos uma vez que apresenta na sua constituição proteínas vegetais.

É um poderoso alimento para incluir nas dietas de vegetarianos: por ser fonte de proteínas vegetais, a qualidade da proteína é excelente, contendo muitos aminoácidos essenciais.

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